domingo, 2 de fevereiro de 2014

Vereadores de Paraisópolis - 02/12/1895



A divulgação dessa foto aqui no blog é fruto de um trabalho bastante coletivo: o primo Hélio Irani da Motta e Camanducaia me passou, e informou que era de quanto o meu trisavô e avô dele, Firmo da Motta Paes, havia sido presidente da Câmara em Paraisópolis. Lendo jornais da época, descobri que isso havia ocorrido em 1895.
O segundo passo foi encaminhar a foto para o amigo José de Campos Salles Neto, que fez o favor de encaminhá-la para o senhor Antônio Almeida, o Toninho Almeida, a quem não conheço, mas agradeço muito pela ajuda. Como eu já disse, a melhor parte do blog e de pesquisar é encontrar os amigos pesquisadores pelo caminho!
O Toninho fez as seguintes deduções sobre essa fotografia: a mesma deve ter sido tirada em 02/12/1895, que foi a ultima seção do exercício de 95 pois foi  a única em que estavam todos os 9 vereadores, além do escrivão da Câmara, Antônio Bernardes Cordeiro, o que foi verificado nas atas. 

1- ?
2- ? 
3- Lindolfo Rodrigues Mendes
4- ?
5- ?
6- Adolfo Bueno de Paiva
7- José Antonio Lopes Ribeiro Junior (com a criança no colo)
8- Major Francisco Pinto de Carvalho 
9-  Tenente Coronel Firmo da Motta Paes
10-?
11- ?
12- ?

Sabemos pela ata, que os presentes eram, além dos citados acima:
- Antonio Bernardes Cordeiro
- João da Motta e Silva
- Dr. Targino Silva
- Florindo Lopez de Oliveira Gusmão
- José Antonio Lopes Ribeiro Junior
- Joaquim Bernardes Rangel

Infelizmente, não conseguimos identificar todos os presentes na foto, então peço aos leitores, se souberem de alguém que possa nos ajudar que entrem em contato pelo email mayara.mmatos@gmail.com.

Agradeço imensamente a ajuda de todos os envolvidos até o momento!

Um comentário:

NUNES COIMBRA disse...

Eu faço pesquisas em Paraisópolis e região.
Hoje apareceu em um inventário da minha pentavó o casal Manoel da Motta Paes e Anna Francisca da Conceição.
Pode me ajudar com essa pesquisa?
Estou vendo os livros de casamentos de Paraisópolis, em 1870, para ver se descubro mais informações.
Foi uma verdadeira surpresa descobrir essa filha da minha pentavó.

Obrigada