terça-feira, 5 de março de 2013

Túmulo do Barão de Motta Paes

 
Túmulo do Barão de Motta Paes: Segundo a lenda, dizem que ele foi muito ruim com seus escravos, que antes ele era um pobre e que fez um pacto com o demônio para ficar rico, antes de sua morte dizem que ele se negou a entregar a sua alma e no dia do enterro dentro do cemitério, antes do sepultamento, fortes ventos sacudiam as pessoas presentes sendo que as arvores na parte externa estavam imóveis como se nada tivesse acontecendo, quem olhar seu tumulo hoje, pode ver vários riscos, pois quem riscasse seu túmulo ao entardecer o veria ou uma luz vermelha sairia de dentro dele.

 Fonte: http://www.proerdpinhal.com.br/historiapinhal/cemiterio/cemiterio.htm

Edit 1: O túmulo fica no Cemitário de Espírito Santo do Pinhal/SP. É bem fácil de localizar pelo tamanho.

Edit 2: O túmulo em  Itajubá/MG pertence ao Barão de Camanducaia, irmão do Barão de Motta Paes.


30 comentários:

Unknown disse...

Onde fica esse tumulo???

Unknown disse...

Espírito Santo do Pinhal - SP, no cemitério municipal.
Mas não passa de uma lenda boba.
Dizem que também pode ouvir os gritos dos escravos apanhando e correntes se arrantando pela antiga casa dele. E em determinado horário da madrugada (do dia que morreu - não sei) pode ouvir ele cavalgando pelas ruas perto de onde ele morava.

Unknown disse...

Espírito Santo do Pinhal - SP, no cemitério municipal.
Mas não passa de uma lenda boba.
Dizem que também pode ouvir os gritos dos escravos apanhando e correntes se arrantando pela antiga casa dele. E em determinado horário da madrugada (do dia que morreu - não sei) pode ouvir ele cavalgando pelas ruas perto de onde ele morava.

Anônimo disse...

Mas já ouvi uma história que ele é que inaugurou o cemitério de Itajubá

Ana Bittencourt disse...

Foi o Barão de Camanducaia que inaugurou o cemitério de Itajubá, "Anônimo".
Joaquim da Motta Paes. Segundo minha mãe, ele foi atingido por um raio quando parou com sua comitiva embaixo de uma árvore, para esperar passar a tempestade. Ele estaria voltando da inauguracão do cemitério. E voltou para ser o primeiro "habitante"lá.

Ana Bittencourt disse...

A lenda não faz mesmo sentido, porque ele nunca foi pobre, não faria "pacto com diabo" para ficar rico.

will de Mairipora disse...

ola pessoal, boa tarde, sou william marras, meu pai Paulo nasceu na barrinha na divisa de Jacutinga com Pinhal, cresci ouvindo historias terriveis desse Barao, dizem que ele ficou rico fazendo pacto com o diabo e que carregava uma imagem de demonio preso em uma garrafa, que judiava muito dos escravos, e ao morrer, o corpo físico desapareceu e para levar o caixao ao cemiterio encheram de cebola para dar peso, dizem que ele aparecia em determinadas épocas sentado numa mula somente com uma calça de saco, e em cima do tumulo dele se riscar aparece a figura dele.É isso, lenda ou nao eu morria de medo.Contos de Minas...

MH disse...

"Joaquim da Motta Paes. Segundo minha mãe, ele foi atingido por um raio quando parou com sua comitiva embaixo de uma árvore" (Anna Bettencourt)...

Nossa minha mãe fala a mesma coisa. Minha bisa era aparentada do homem aparentemente.

Unknown disse...

Também cresci ouvindo esta história sobre o raio e o Barão sendo o primeiro a ser enterrado no cemitério de Itajubá. Já visitei este túmulo. Sou bisneta de Lúcio Ribeiro Motta.

Flavinha Brecht disse...

Minha mãe era d Jacutinga tbm,e cansou d m contar essa história,s é verdade ou não eu não sei,mas nem a pau eu riscaria esse tumulo kkkkkkkk

Anônimo disse...

Minha mae tambem e bisneta do lucio motta fomos a pedralva e sj do alegre atras de dados da familia e descobri que pertenço a familia fiquei feliz em saber se tiver noticias me avise

Unknown disse...

Minha mãe contava miimu esta história, pois ela tinha uma tia que foi roubada por esse tal.
Para casar com ele... segundo minha mãe era parente por parte da minha vó, mãe dela.

Tom Mix disse...

Ele está sepultado em Itajubá - MG. Bem na entrada do Cemitério. Tenho certeza. Sou de lá e casado com uma sua descendente.

Ana Bittencourt disse...

Para a/o Anônimo que comentou aqui em 22 de janeiro: você e sua mãe descobriram alguma coisa em Pedralva e S. José do Alegre?
Lucio Ribeiro Motta era filho do primeiro casamento de Dâmaso Ribeiro Motta e Anna Mendes. Creio que tiveram 3 filhos, ela faleceu, ele se casou de novo com uma viúva, Maria Theodora (Rozendo Porto, se não me engano) que tinha uma filha. Lucio e essa menina, Maria Rita de Carvalho (Carvalho do pai, Ananias) embora criados como irmãos, casaram-se por determinação de Damaso - para impedir que a fortuna de Maria Rita fosse parar em mãos alheias. Se vc puder acrescentar alguma coisa a essas informações, agradeço muito.

Strangers people disse...

Eu praticamente cresci em Pinhal e ja visitei o túmulo do barão de mota paes,realmente la tem vários riscos por todo o túmulo.
Se é vdd ou não eu não sei mas eu e uns amigos após muito estudo criamos um grupo de caça fantasmas e lendas então o túmulo do barão ja esta no nosso roteiro,assim que eu tiver alguma informação eu volto aqui pra contar
Valeu galera,forte abraço até mais

Lu Sagaz disse...

Minha bisavó Maria das Dores da Mota Paes era filha de Félix da Mota Paes . Filho e Maria Izidora da Mota. Pelo que conta somos da parte do Barão da Camanducaia. E já escutamos muito essas histórias. Gostaria de saber mais!

Unknown disse...

Confirmo, pois também pesquisei e continuo a pesquisa dos meus antecedentes. Quem contou a história foi uma das filhas de Lucio e Maria mota

Anônimo disse...

Olá pessoal, trabalho no cartório de pinhal, e gosto muito da história de pinhal e suas lendas, pessoas emblemáticas etc. Creio que posso contribuir com vocês para descobrirem mais sobre suas famílias, pois tenho acesso a um enorme arquivo contendo as primeiras escrituras lavradas em pinhal. Sendo assim deixem nomes, de pessoas conhecidas e importante pela sua história... Quem quiser mande um e-mail para jooj_jooj18@hotmail.com, identifique-se no e-mail por favor. Abraço pessoal.

Elias Fernando de Freitas disse...

Olá pessoal, eu sou tetraneto do Barão de Camanducaia que era irmão Barão da Mota Paes, ambos tiveram sua origem em Pouso Alto e depois se mudaram para Conceição dos Ouros-MG cerca de 150 km de Espirito Santo do Pinhal SP, uma coisa é certa eles não eram pobres, eram filhos do Major Felix da Motta Paes o fundador de Conceição dos Ouros MG que tinha muitas fazendas e, que foram herdadas por ambos em suas devidas proporções, portanto a história de pacto com diabo para ficar rico são faláceas.O Barão de Camanducaia, realmente morreu em decorrência de um raio quando voltava da inauguração do cemitério de Itajubá no dia 05 de março de 1889. Que fora construído com doação feita por ele próprio, naquela semana ele fizera duas inaugurações a primeira como bem feitor emérito no dia 05 e a segunda como o primeiro morador do cemitério no dia 06 de março de 1889. A notícia de sua morte foi divulgada no jornal a Tribuna Liberal de Minas

Unknown disse...

Alô Anônimo jooj_jooj18@hotmail.com. Não consegui te enviar um e-mail. Tem outro?

Cleber Guilherme Lima da Silva. disse...

https://pt.wikipedia.org/wiki/Joaquim_da_Mota_Pais

Unknown disse...

Olá William, meu pai também contava está lenda, verdade ou não, sempre tive medo

Monica Gomes disse...

Sou bisneta de Lúcio Ribeiro da Motta, Anna Bitencourt, e confirmo a história. Estou a procura de descendentes do Barão, pois Dâmaso, filho do Barão, pelo que saiba, brigou com a família e mudou-se para São José do Alegre que na época era uma vila pertencente a Pedra Branca, hoje Pedralva.

Elaine disse...

Oi, Mônica, também sou bisneta de Lúcio Ribeiro da Motta, que morou em São José do Alegre. Sou neta de Ananiza (que se tivesse nascido homem, seria Ananias), uma das filhas de Lúcio. Qual é seu parentesco? Estou fazendo a árvore da família e tbm queria entender de onde eu vim, rs

Elaine disse...

Ah! Essa história tbm era contada pela minha avó Ananiza, minha tia-avó Josefina e meu tio-avô Mário.
Mônica, por sinal nosso bisavô morreu assassinado, presenciado pelos filhos Mário e minha avó Ananiza.

Elaine disse...

Ana Bittencourt:

Sim, Lúcio Ribeiro da Motta e Maria Rita de Carvalho se casaram muuuuito jovens (ela ainda não havia largado as bonecas) e eram primos.

Milton Motta disse...

Não sei ainda se faço parte da família, alguém poderia me ajudar!!!!
Não estou conseguindo encontrar o registro de nascimento de meu avô, na certidão de óbito diz que ele nasceu em SANTA RITA, mas não diz qual. Segue:
Pai _ João Ribeiro da Motta Filho
Avô_ João Ribeiro da Mota/Maria Francisca de Jesus.
Bizavo _ Felix Ribeiro da Mota/Rita de Jesus.
Email_ milton_motta@hotmail.com

https://www.myheritage.com.pt/site-family-tree-1250878022/ribeiro-motta#tree

Unknown disse...

Diz que ele era muito rico e tem fazendas no nome dele ainda

Anônimo disse...

Eu fui na fazenda da Chapada de propriedade do Barão em Conceição dos Ouros MG. Realmente baixo da casa grande tem uma senzala.

Anônimo disse...

Minhas avós maternas, são bisnetas do barão! Elas são irmãs... tenho algumas.poucas fotos da genealogia da família... perderam se com o tempo... dificuldades financeiras para registros e tudo mais... se alguém tiver imagens, documentos e registros e puder me enviar!!! Eu adoraria conhecer um pouco da minha história rsrs Um abraço!! Meu e-mail maisaestefani9@gmail.com