domingo, 23 de fevereiro de 2014

1932 - O Túnel da discórdia

Alguém comentou comigo que tinha uma foto dos Motta Paes em um livro sobre 1932. Já estava revirando a internet quando coincidentemente o autor entrou em contato comigo. Trata-se de 1932 - O Túnel da discórdia, de Celso Luiz Pinho, que me fez a gentileza de mandar um exemplar autografado. Agradeço imensamente. No livro, o Celso fala um pouco sobre os Motta Paes quando trata do surgimento da cidade de Passa Quatro.




Já estou quase acabando a leitura e o Celso escreve de um jeito muito agradável e fluído, vale a pena ler. Estou louca agora para conhecer pessoalmente o túnel, é claro. Caso vocês se interessem podem adquirir no site da editora: www.editoragregory.com.br.

Post atualizado em 13/02/2022 para inclusão do índice do livro:




terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Tenente Horácio da Motta Paes


Temos poucas informações sobre o Tenente Horácio da Motta Paes, filho do Barão de Camanducaia e de sua mulher, D. Maria Ribeiro de Oliveira. Sabemos que ele faleceu solteiro em Campanha-MG em 11/05/1882, aos 22 anos, tísico.

Lendo a edição 333 do jornal "Colombo", de 14/05;1882 encontramos tanto a notícia do falecimento quando o anúncio de agradecimento postado pela família.
Um tempo atrás o amigo Campos Salles me perguntou o que ele poderia estar fazendo em Campanha, já que não tinha mais idade para estudar. Mistério resolvido: aparentemente ele estava na cidade para cuidar de sua saúde já debilitada.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Vereadores de Paraisópolis - 02/12/1895



A divulgação dessa foto aqui no blog é fruto de um trabalho bastante coletivo: o primo Hélio Irani da Motta e Camanducaia me passou, e informou que era de quanto o meu trisavô e avô dele, Firmo da Motta Paes, havia sido presidente da Câmara em Paraisópolis. Lendo jornais da época, descobri que isso havia ocorrido em 1895.
O segundo passo foi encaminhar a foto para o amigo José de Campos Salles Neto, que fez o favor de encaminhá-la para o senhor Antônio Almeida, o Toninho Almeida, a quem não conheço, mas agradeço muito pela ajuda. Como eu já disse, a melhor parte do blog e de pesquisar é encontrar os amigos pesquisadores pelo caminho!
O Toninho fez as seguintes deduções sobre essa fotografia: a mesma deve ter sido tirada em 02/12/1895, que foi a ultima seção do exercício de 95 pois foi  a única em que estavam todos os 9 vereadores, além do escrivão da Câmara, Antônio Bernardes Cordeiro, o que foi verificado nas atas. 

1- ?
2- ? 
3- Lindolfo Rodrigues Mendes
4- ?
5- ?
6- Adolfo Bueno de Paiva
7- José Antonio Lopes Ribeiro Junior (com a criança no colo)
8- Major Francisco Pinto de Carvalho 
9-  Tenente Coronel Firmo da Motta Paes
10-?
11- ?
12- ?

Sabemos pela ata, que os presentes eram, além dos citados acima:
- Antonio Bernardes Cordeiro
- João da Motta e Silva
- Dr. Targino Silva
- Florindo Lopez de Oliveira Gusmão
- José Antonio Lopes Ribeiro Junior
- Joaquim Bernardes Rangel

Infelizmente, não conseguimos identificar todos os presentes na foto, então peço aos leitores, se souberem de alguém que possa nos ajudar que entrem em contato pelo email mayara.mmatos@gmail.com.

Agradeço imensamente a ajuda de todos os envolvidos até o momento!