segunda-feira, 24 de junho de 2013

Testamento de Ana Esméria de Jesus

Boa noite,

Também no Projeto Compartilhar, por indicação do amigo João Motta, encontrei o testamento de Ana Esméria de Jesus, filha do Capitão Joaquim José da Motta Paes e de Quitéria Lemes de Cabral.

Espero que vocês gostem

Um abraço,

Mayara

ANA ESMÉRIA DE JESUS
Testamento

CEMEC - Campanha – Livro de Testamentos de Baependi CPA 022
Testaedora: Ana Esméria de Jesus
Testamenteiro – Jose João Rodrigues - viúvo
Data – 15/03/1827- data do falecimento
Local – Sitio do Passa Quatro, aplicação de Santana do Capivari, Vila de Baependi.
Anotado por: Moacyr Villela.

Registro do Testamento com que faleceu Ana Esmeria de Jesus de quem foi testamenteiro seu marido Jose João Rodrigues.

TESTAMENTOtrechos

...Filha legitima do Capitão Joaquim da Mota Paes e de Quitéria Lemes Cabral, já falecidos como também são falecidos meus avós. Sou casada com Jose João Rodrigues de cujo matrimonio não tenho tido filhos
Primeiro testamenteiro – Meu marido;
Segundo – Meu sogro Jose João Monteiro;
Terceiro – Meu cunhado Francisco das Chagas Monteiro.
- Deixo a minha afilhada e sobrinha Ana Ribeira da Silva 200.000;
-Deixo a meu afilhado Jose Pais – 20.000
Escrito a rogo por Inácio de Loiola Bustamante no sitio do Passa Quatro, freguesia de Pouso Alto a 30 de janeiro de 1827.
Por não saber ler nem escrever assina pela testadora Inácio Rodrigues Coura tendo por testemunha Joaquim Lemes do Prado


CAMARA MUNICIPAL DE CAMPANHA - MG
Centro de Memoria Cultural do Sul de Minas
Baependi Testamento 1819 a 1823,

Registro do Testamento de Ana Esmeria de Jesus, de quem é testamenteiro seu marido Jose João Rodrigues = falecida aos 15-03-1827.

Eu, Ana Esmeria de Jesus, f.l. do Cap. Joaquim da Motta Paes e Quiteria Lemes Cabral, falecidos, como tambem todos os meus avós. Sou cc. Jose Joam Rodrigues de cujo matrimonio não tenho filhos.
Testamenteiros: 1º a meu marido Jose Joam Rodrigues, 2º a meu sogro Jose Joam Monteiro, em 3º a meu cunhado Francisco das Chagas Monteiro.
Legadps:
a minha afilhada e sobrinha Ana Ribeira da Silva; a meu afilhado Jose Paes,
Instituo por meu universal herdeiro, depois de cumpridos todos os meus egados a meu marido Jose Joam Rodrigues.
Sitio do Passa Quatro da Aplicação de Capivari, Freg. de Pouso Alto 30-01-1827

Aprovação
Abertura: aos 15-03-1827 em que faleceu Ana Esmeria de Jesus nesta Freguesia de Pouso Alto.
Termo de Aceitação: aos 27-03-1827 Jose Joam Rodrigues aceitava o Testamento por ter sido nomeado em primeiro lugar.

Nenhum comentário: