domingo, 23 de junho de 2013

Escritura de Compra e venda

Bom dia,

O documento que compartilho com vocês hoje eu só vou conseguir mostrar porque tive muita ajuda: do João Motta que gentilmente me disponibilizou a imagem e do amigo Ismael Silva, que me ajudou na transcrição, que foi bastante difícil  em virtude da resolução e do estado do documento.

Caso vocês encontrem algum erro, ou consigam ler algum pedaço que não  conseguimos, me informe por favor nos comentários.

Um abraço, 
Mayara.



"Guaratinguetá
Treslado ...revenda...sítios e terras no Bairro do Passa Vinte, distrito da Vila de Lorena que forem...Joaquim da  Motta Paes e sua mulher Dona Joana Maria de Jesus...a Manoel de Resende pela quantia de 1.115$000.

Saibam quantos este público instrumento de escritura de venda de um sítio e terras virem que sendo no ano do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil oitocentos e três, aos quatro dias do mês de abril do dito ano nesta Vila de Santo Antonio de Guaratinguetá em cartório de mim tabeliam as (...) nomeado apareceram presentes partes devida,justas e contratadas a saber,de uma como vendedores (...) Joaquim da Motta Paes e sua mulher Dona Joana Maria de Jesus,moradores em Minas Gerais, no Passa Quatro da comarca do Rio das Mortes e da outra como comprador Manoel de Resende, morador desta mesma Vila , todos reconhecidos de mim tabeliam pelos próprios aqui nomeados de que faço menção e dou fé pelos ditos vendedores marido e mulher, me foi dito em presença das testemunhas mediante nomeadas e no fim deste instrumento assinados que eles eram eram senhores e possuidores de um sítio no Bairro do Passa Vinte existente no termo da Vila de Lorena que fica na estrada Real para Minas Gerais que lhe vejo a pertencer o dito sitio com todas as terras a ele pertencente no inventário bens que lhe ficaram por morte de sua segunda mulher Quitéria Leme (...) "






P.S: João Provasi, você comentou um post porém não há endereço de email para contato. Caso passe por aqui de novo, por favor, me contacte. De repente você pode compartilhar com a gente as informações que possui.

Nenhum comentário: