Já algum tempo descendentes de Lúcio Ribeiro da Motta comentam em alguns posts no blog dizendo que se trata de descendente do Barão de Motta Paes. Entretanto, não tenho informações sobre esse ramo ( não sei, inclusive, se descende mesmo do referido Barão já que embora no livro do amigo Campos Salles haja um capítulo inteiro dedicado aos filhos ilegítimos do mesmo, não se tem conhecimento deste em particular). Dessa forma, resolvi resumir nesse post as informações que recebi nos comentários, talvez ajude na pesquisa de alguém do ramo.
A primeira coisa que é necessário enfatizar é que Dâmaso da Motta Paes e Dâmaso Ribeiro Motta não são a mesma pessoa! Tenho um post aqui sobre a descendência de Dâmaso da Motta Paes, que era irmão do Barão de Camanducaia e do Barão de Motta Paes, filho, portanto, do Major Félix da Motta Paes. Veja o post abaixo. Entretanto, no registro de casamento de Dâmaso Ribeiro Motta o mesmo consta com o nome de Dâmaso da Motta Paes e como filho de José Ribeiro de Oliveira e Anna Custódio Leite:
Fonte: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939V-9LP6-Q?i=40&cc=2177275 |
Com relação à Dâmaso Ribeiro Motta, de acordo com seus descendentes trata-se de filho do Barão de Motta Paes que brigou com a família e mudou-se para São José do Alegre que na época era uma vila pertencente a Pedra Branca, hoje Pedralva - MG. Segundo fontes orais saiu jovem de casa (com uma tropa de bestas de carga) e se instalou entre Pedralva e S. José do Alegre.
Dâmaso Ribeiro Motta foi casado com Anna Mendes do Espírito Santo, com quem teve:
1.1 Benedito1.2 Maria1.3 Alzira1.4 Mário1.5 Ananiza.
9 comentários:
Mayara,
Você tem certeza que o monograma na certidão do nome de João Ribeiro é "Oliveira", interpretei como Motta, porque não faz sentido ele ter herdado tal sobrenome. Se ele for Motta, minha duvida é se seria ele então Joao Ribeiro da Motta, filho do Major Felix da Motta Paes(?).
Bom dia, sim, tenho certeza.
A fonte está logo acima, é só você ler, não precisa interpretar :)
Os sobrenomes antigamente eram intercambiáveis, não havia regra fixa como hoje. Veja que o Barão de Motta Paes tinha Ribeiro, que nem seus pais tinham, provavelmente herdado de seus avós/família materna.
Obrigada pelo comentário.
Olá, estou em pesquisa da minha família, e encontrei o sobrenome “da Motta Paes” em todos os meus antepassados, sobrevivendo até hoje o nome Paes que carrego … gostaria de mais informações, e de contribuir com a pesquisa no que for possível sobre a família Motta Paes. Segue contato (11)966113179
Oi Mayara, você teria a relação dos filhos Damaso Ribeiro da Motta e Maria Theodora Carvalho, pois eu acho que é desse ramo que descende meu bisavô Félix Ribeiro da Motta, poderia me auxiliar?
Milton,
Está correto. Os filhos deste casal (segundo casamento de ambos) são:
Felix (1883),Thereza (1886), Isaura (1888) João (1891).
Damaso é meu quadravô.
Obrigada C Mota por responder, eu poderia visualizar sua árvore genealógica, qual é seu ID.
O meu é GJ51-XDB
Ate onde sei, do primeiro casamento de Damaso com Ana Mendes, nasceram tres filhos: Lucio, Tereza e Francisca. Ela faleceu, e ele se casou com Maria Theodora Carvalho. Foi o segundo casamento de ambos. Maria Theodora tinha uma filha: Maria Rita. Lucio e Maria Rita se casaram e tiveram muitos filhos. Nao sei os nomes de todos mas os mais jovens se chamavam Josephina, Ananisa (homenagem a seu avo Ananias, do primeiro casamento de Maria Theodora) Mario. Os mais velhos eram Benedito e Maria, e tambem Antonio, Manoel (que vivia em Cristina ate ha uns vinte anos), e alguns mais de que ja nao me lembro. Damaso era juiz de direito em Sao Jose do Alegre, e no cartorio da cidade, cujo dono era Fernando (que faleceu ha pouco tempo), ha assinaturas dele em todos os casamentos, inventarios, etc. Se nao me engano, Damaso morreu em 1932. Dois anos mais tarde do que seu filho mais velho, Lucio. Lucio morreu assassinado em emboscada em 1930, 5 de junho. Foi a epoca em os cafeicultures - a regiao tinha grandes cafeicultores - passavam por dificuldades ( a crise internacional de 29)e Lucio emprestava mto $ porque criava gado, e estava bem financeiramente.
Postar um comentário