Já algum tempo descendentes de Lúcio Ribeiro da Motta comentam em alguns posts no blog dizendo que se trata de descendente do Barão de Motta Paes. Entretanto, não tenho informações sobre esse ramo ( não sei, inclusive, se descende mesmo do referido Barão já que embora no livro do amigo Campos Salles haja um capítulo inteiro dedicado aos filhos ilegítimos do mesmo, não se tem conhecimento deste em particular). Dessa forma, resolvi resumir nesse post as informações que recebi nos comentários, talvez ajude na pesquisa de alguém do ramo.
A primeira coisa que é necessário enfatizar é que Dâmaso da Motta Paes e Dâmaso Ribeiro Motta não são a mesma pessoa! Tenho um post aqui sobre a descendência de Dâmaso da Motta Paes, que era irmão do Barão de Camanducaia e do Barão de Motta Paes, filho, portanto, do Major Félix da Motta Paes. Veja o post abaixo. Entretanto, no registro de casamento de Dâmaso Ribeiro Motta o mesmo consta com o nome de Dâmaso da Motta Paes e como filho de José Ribeiro de Oliveira e Anna Custódio Leite:
Fonte: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939V-9LP6-Q?i=40&cc=2177275 |
Com relação à Dâmaso Ribeiro Motta, de acordo com seus descendentes trata-se de filho do Barão de Motta Paes que brigou com a família e mudou-se para São José do Alegre que na época era uma vila pertencente a Pedra Branca, hoje Pedralva - MG. Segundo fontes orais saiu jovem de casa (com uma tropa de bestas de carga) e se instalou entre Pedralva e S. José do Alegre.
Dâmaso Ribeiro Motta foi casado com Anna Mendes do Espírito Santo, com quem teve:
1.1 Benedito1.2 Maria1.3 Alzira1.4 Mário1.5 Ananiza.