domingo, 20 de junho de 2021

Dâmaso da Motta Paes ou Dâmaso Ribeiro Motta?

Já algum tempo descendentes de Lúcio Ribeiro da Motta comentam em alguns posts no blog dizendo que se trata de descendente do Barão de Motta Paes. Entretanto, não tenho informações sobre esse ramo ( não sei, inclusive, se descende mesmo do referido Barão já que embora  no livro do amigo Campos Salles haja um capítulo inteiro dedicado aos filhos ilegítimos do mesmo, não se tem conhecimento deste em particular).  Dessa forma, resolvi resumir nesse post as informações que recebi nos comentários, talvez ajude na pesquisa de alguém do ramo.

A primeira coisa que é necessário enfatizar é que Dâmaso da Motta Paes e Dâmaso Ribeiro Motta não são a mesma pessoa! Tenho um post aqui sobre a descendência de Dâmaso da Motta Paes, que era irmão do Barão de Camanducaia e do Barão de Motta Paes, filho, portanto, do Major Félix da Motta Paes. Veja o post abaixo. Entretanto,  no registro de casamento de Dâmaso Ribeiro Motta o mesmo consta com o nome de Dâmaso da Motta Paes e como filho de José Ribeiro de Oliveira  e Anna Custódio Leite: 


Fonte: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939V-9LP6-Q?i=40&cc=2177275

Transcrição: "Aos 20 de 9bro de 1869 perante mim e as testemunhas Francisco da Motta e Mel. Marcelino Pereira Motta, precedidas as diligências de estillo em face da Igreja se receberam em matrimônio Dâmaso da Motta Paez, filho legítimo de João Ribeiro Oliveira e de Anna Custódia Leite, já falecida, e  Anna Mendes do Espírito Santo, filha legítima de João Vicente do Amaral, e de Francisca Mendes de Carvalho, aquela natural e residente na Freguesia da Conceição dos Ouros e este nesta Freguesia"

Com relação à Dâmaso Ribeiro Motta, de acordo com seus descendentes trata-se de filho do Barão de Motta Paes que brigou com a família e mudou-se para São José do Alegre que na época era uma vila pertencente a Pedra Branca, hoje Pedralva - MG. Segundo fontes orais saiu jovem de casa (com uma tropa de bestas de carga) e se instalou entre Pedralva e S. José do Alegre. 

Dâmaso Ribeiro Motta foi casado com Anna Mendes do Espírito Santo, com quem teve:

1-  Lúcio Ribeiro da Motta, nascido em 23 de julho de 1873, e se casou com Maria Rita de Carvalho. Deste casamento, nasceram: 
1.1 Benedito
1.2 Maria
1.3 Alzira
1.4 Mário
1.5 Ananiza.
2 - Francisca
3- José

Ficando viúvo, Dâmaso se casou novamente com Maria Theodora Rozendo Porto ou Theodora Carvalho Rozendo Porto, viúva de Ananias de Carvalho e que já tinha uma filha de nome Maria Rita de Carvalho com quem Lúcio, filho de Dâmaso e sua primeira esposa, se casou.

Diz-se ainda que Lúcio Ribeiro da Motta teria sido assassinado.

De acordo com os nomes do pais, Dâmaso Ribeiro Motta era irmão de Thereza Ribeiro de Oliveira Motta.
 
Com informações de Anna Bittecourt, Elaine Marques de Assis, Marília Mota e  Mônica Gomes.


8 comentários:

C Mota disse...

Mayara,

Você tem certeza que o monograma na certidão do nome de João Ribeiro é "Oliveira", interpretei como Motta, porque não faz sentido ele ter herdado tal sobrenome. Se ele for Motta, minha duvida é se seria ele então Joao Ribeiro da Motta, filho do Major Felix da Motta Paes(?).

Mayara disse...

Bom dia, sim, tenho certeza.
A fonte está logo acima, é só você ler, não precisa interpretar :)
Os sobrenomes antigamente eram intercambiáveis, não havia regra fixa como hoje. Veja que o Barão de Motta Paes tinha Ribeiro, que nem seus pais tinham, provavelmente herdado de seus avós/família materna.
Obrigada pelo comentário.

C Mota disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
C Mota disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Olá, estou em pesquisa da minha família, e encontrei o sobrenome “da Motta Paes” em todos os meus antepassados, sobrevivendo até hoje o nome Paes que carrego … gostaria de mais informações, e de contribuir com a pesquisa no que for possível sobre a família Motta Paes. Segue contato (11)966113179

Milton Motta disse...

Oi Mayara, você teria a relação dos filhos Damaso Ribeiro da Motta e Maria Theodora Carvalho, pois eu acho que é desse ramo que descende meu bisavô Félix Ribeiro da Motta, poderia me auxiliar?

C Mota disse...

Milton,

Está correto. Os filhos deste casal (segundo casamento de ambos) são:

Felix (1883),Thereza (1886), Isaura (1888) João (1891).

Damaso é meu quadravô.

Milton Motta disse...

Obrigada C Mota por responder, eu poderia visualizar sua árvore genealógica, qual é seu ID.
O meu é GJ51-XDB